terça-feira, 24 de maio de 2011

A responsabilidade do médico veterinário no bem-estar dos animais desperta o interesse da mídia e da sociedade


O assunto “Ética e Bem- Estar Animal" tem despertado a atenção da Mídia e da sociedade. O resultado desse interesse foi confirmado no II Encontro de Ética Bioética e Bem-Estar Animal. O evento, realizado semana passada, lotou o auditório do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. Ele foi organizado pela Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar animal (CEBEA) do CFMV. Promoção do Sistema CFMV/CRMVs.
Palestras, mesas redondas e debates trataram do bem-estar de bovinos; uso de animais em ensino e pesquisa; bem-estar e sustentabilidade na produção animal, controle da dor e eutanásia em animais; métodos substitutivos ao uso de animais em ensino e pesquisa e ética, comissões de ética e experimentação animal.

O encontro teve a participação de especialistas de universidades brasileiras e de membros de centros de pesquisa do País. Nomes importantes debateram a questão, como, por exemplo,Matheus Paranhos da Costa (Unesp/Jaboticabal-foto), que discorreu sobre o comportamento e bem-estar em bovinos. Para ele, o tema deveria ser incluído como matéria em todas as faculdades e universidades do País. “A questão não beneficia somente o animal. Envolve o meio ambiente e a sociedade”, afirma Costa.

 Eliane Vianna da Costa (UFMS) falou sobre a sustentabilidade na produção animal. De acordo com a estudiosa, há mais ignorância do que crueldade nesta área. "É necessária a  educação do profissional”, afirma Eliane. O encontro se encerrou com o tema “Eutanásia”. O especialista da UnB, José Renato Junqueira (foto), relatou casos de indicações de eutanásia em grandes animais.Vídeos sobre o assunto foram assistidos pela platéia (cliqueaqui e confira)
Outros palestrantes renomados também deram a sua contribuição; foram eles: Julia Maria Matera (FMVZ/USP); Joice Stein (UFMS); Aury Nunes de Moraes (Udesc); João Paulo Guimarães (Embrapa Cerrados- DF); além dos integrantes da Comissão de Bioética e Bem-Estar Animal (CEBEA) do CFMV, e outros nomes.

Para o presidente da CEBEA, Alberto Neves Costa, eventos como este incitam uma mudança de mentalidade no profissional. “Hoje, a sociedade está mais consciente e atenta ao consumo de produtos fornecidos de forma ética e humanitária.”, afirma Costa. 


EDIÇÃO ANTERIOR

O I Encontro de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal aconteceu em 26 de julho do ano passado no campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco, capital do estado. O Terceiro Encontro será no dia 4 de outubro em São Luiz, MA.

Você sabia que toda universidade deveria  ter uma Comissão de Ética no Uso de Animais? 
A Comissão de Ética no Uso de  Animais (CEUA) é um órgão de assessoria institucional autônomo, colegiado, multidisciplinar e deliberativo do ponto de vista ético em questões relativas ao uso de animais no ensino e na experimentação. De acordo com a resolução 879 do CFMV de 15 de fevereiro de 2008, toda a instituição de ensino ou pesquisa deve criar e manter uma CEUA. Esta deverá ser registrada e atualizada no CFMV. 

REUNIÃO CEUAs

Um dia após o  II Encontro de Ética e Bem-estar Animal, representantes das Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs) de universidades e das Comissões de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal (CEBEAs) se reuniram no auditório da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. 

Durante o evento, a CEBEA do CFMV apresentou as Resoluções do CFMV (879/2088, 877/2008 e 714/2002) e toda a legislação pertinente ao tema do "Bem-Estar Animal". Em um ambiente favorável à ampla discussão e a uma rica troca de experiência, os presentes expuseram suas dúvidas com relação às atividades das CEBEAs e CEUAs. A reunião  se encerrou com a questão da inclusão do Médico Veterinário no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, Consea. Tópico que é defendido veemente por todos os profissionais.
                                             Assessoria de Comunicação CFMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário